Execução Penal
- IBDSocial
- 29 de jan. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 5 de fev. de 2024

O Instituto Brasileiro de Defesa Social atua acompanhando a execução da pena e da medida de segurança, de forma individual e coletiva. Para tanto, judicialmente, adota as providências necessárias ao desenvolvimento do processo executivo, inclusive interpondo recursos. Ainda, promove mutirões carcerários e atende as pessoas recolhidas, condenadas e presas provisoriamente, no interior do cárcere, garantindo a observância dos princípios constitucionais, também no âmbito de Procedimentos Administrativos Disciplinares (PADs). Fora dos estabelecimentos penais, presta assistência jurídica integral aos sentenciados em liberdade, egressos do sistema prisional e seus familiares. A inspeção rotineira de estabelecimentos penais, com adoção das providências para o adequado funcionamento, inclusive a apuração de responsabilidades, também faz parte do rol de atribuições da instituição no âmbito prisional.
Ações relacionadas
Formulação de pedidos de remição de pena, unificação, transferência, autorização de visitas, progressão de regime, livramento condicional, prisão domiciliar, comutação e indulto, parcelamento da pena de multa.
Atuação em PADs instaurados contra pessoas presas, incluindo acompanhamento em audiências nas fases administrativas e judicial;
Atendimento das pretensões das pessoas encarceradas decorrentes de área diversa da execução penal e do direito penal;
Fiscalização de unidades penais;
Participação nos Conselhos das Comunidades.
Documentos para agilizar o atendimento
Número do processo de execução criminal;
Para pedidos de visitas: documento comprovador do parentesco com o preso e negativa administrativa da autoridade penitenciária;
Para pedido de transferência: documento assinado pela pessoa presa manifestando o interesse de ser transferida, o local para onde deseja a transferência e a indicação dos motivos do requerimento.
Comments